terça-feira, 12 de maio de 2015

AUTORIDADE PARA INICIAR NOVAS IGREJAS


Abordaremos neste artigo o seguinte assunto: 


A Autoridade para o Estabelecimento de Novas Igrejas. Ou seja depois de ter estabelecido a Sua igreja (batista em doutrina, local e visível em natureza) a quem Jesus entregou a autoridade de estabelecer novas igrejas do mesmo tipo?
Não podemos negar que a única pessoa com autoridade para estabelecer a igreja de Cristo é o próprio Senhor Jesus Cristo, Ele disse: !edificarei a minha igreja? Mt 16.18. Cristo é o verdadeiro Deus e o Criador de todas as coisas, cumpridor de toda a justiça, e é a pedra fundamental da igreja. Porem tendo edificado Ele mesmo, (não o Espírito Santo e não Pedro) a Sua primeira igreja, a quem Ele entregou a responsabilidade para estabelecer novas igrejas do mesmo tipo? Foi dada essa autoridade aos homens ou às missões, ou à igreja !que é o Seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos? Ef 1.23? Para respondermos a está importante pergunta e escolhermos com segurança uma das alternativas acima examinaremos a Bíblia, para dela obtermos uma resposta verdadeira em conformidade com a mente de Deus.
Começaremos examinando o texto de Mateus 16.19,

 E Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 


Para a igreja Católica esse texto aplica-se a Pedro, entretanto não há base escriturística para esta alegação, sendo, portanto, um pretexto sem fundamentação. Uma prova Bíblica contra tal interpretação é o próprio contexto de Mateus 18.15-18. O Senhor Jesus ensina sobre a disciplina na igreja, deixando claro que a autoridade de !tudo o que ligardes na terra será ligado no céu? é uma atribuição dada a Sua igreja e não a Pedro. A igreja tem o poder de considerar o rebelde como !gentio e publicano?, com a certeza plena que o Senhor Jesus assim também o considera no céu.

Ficando claro neste contexto, que a autoridade Bíblica não pertence aos homens em particular, às missões eclesiásticas, ou a qualquer outra organização humana, mas somente a congregação dos santos em Cristo. Sendo comprovado pela autoridade máxima da Bíblia sabemos que a igreja local é o responsável legitima para tratar dos negócios de Deus na terra. Essa autoridade o Senhor Jesus não entregou a Pedro, não entregou a outros homens, não entregou a missões (comunhão, associação, convenção). A autoridade foi dada ao tipo de igreja que Cristo organizou na terra.

Friso, o pleito dos Católicos romanos não encontra sustentação Bíblica. 

É uma distorção das Escrituras, quando aplica a Pedro a declaração do Senhor Jesus de Mateus 16.19, !e Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus?. 


Com a aplicação deste texto ao Pedro a igreja Católica pretende que a autoridade esteve-se sobre ele, e logo com seus pretensos sucessores na figura do papado. Daí a importância de desmistificarmos esta heresia. Porém o contexto Bíblico prova exatamente o contrario. Afinal Cristo repetiu as mesmas palavras em Mateus 18.18, onde o foco não é à pessoa de Pedro mas sim à igreja. Com esta passagem podemos concluir que as chaves do reino dos céus não foram entregues a Pedro, mas sim a igreja. 

Logo apenas as igrejas locais de Cristo têm autoridade 

para executarem a obra missionária. É impossível que 

uma igreja de Cristo seja iniciada por homens ou 

organizações humanas divorciadas da igreja de Cristo.


Quando olhamos para os acontecimentos bíblicos encontramos homens salvos e biblicamente batizados gozando de plena e doce comunhão com a igreja que Cristo edificou, fazendo a obra de Deus.

Se fizermos uma pesquisa no livro dos Atos dos Apóstolos veremos que cada uma das congregações iniciadas no período histórico relatado, surgiu através de pessoas legitimamente membrados à igreja que Cristo edificou. Foram os apóstolos como Filipe e os membros que foram dispersos. Foram Paulo e Barnabé e outros, os dois últimos enviados pela igreja de Antioquia. O Espírito Santo assim registrou, 
!E Na igreja que estava em Antioquia havia alguns doutores, a saber: Barnabé e Simão chamado Níger, e Lúcio, Cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado. Então jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram? At 13.1-3. Esta, e somente esta, é a maneira bíblica de se fazer novas igrejas. Não há outra maneira que seja do agrado de Deus.

Há na atualidade muitas assim chamadas !igrejas?, que foram organizadas por homens, até pelos disciplinados da igreja, por não ouvirem a igreja de Cristo. Estes disciplinados devem ser considerados !gentio e publicano?, segundo Cristo em Mateus 18.17. Se Cristo os considera !gentios e publicanos?, cabe aqui uma pergunta: podem por ventura alguém que por Cristo é considerado gentio e publicano ser um legitimo organizador de igreja de Cristo? Claro que a resposta de acordo com a Bíblia é não.

As pessoas qualificadas acima citadas (e todas as outras mencionadas no Novo Testamento), como organizadoras de igrejas no período do Novo Testamento estavam agindo como membros de uma das igrejas de Cristo, logo eram debaixo da tutela de uma igreja local.

Queremos acrescentar algo de grande relevância para a melhor compreensão deste importante e negligenciado assunto. Jesus ensinou: !e chegando-se Jesus, Falou-lhes, dizendo: é-Me dado todo o poder no deu e na terra. Portanto ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém? (Mt 28.18-20). Neste contexto Cristo entrega a grande comissão à Sua igreja. Esse texto é muito mal compreendendo porque os universalistas tiram a ênfase da igreja e a coloca sobre os indivíduos.

Citado Mt 28.16 aparece os onze discípulos indo para a Galileia. Cristo logo afirma que a grande comissão foi dada aos apóstolos como membros. Ao olharmos o panorama bíblico sobre os apóstolos, veremos que eles formavam uma igreja: a igreja de Cristo. Afinal quem pôs Deus primeiro na igreja? Os apóstolos é a resposta dada por Deus: !E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos,..." I Co 12.18. Os apóstolos formavam a igreja dos primogênitos !que estão inscritos nos Céus? Hb .12.23. Portanto, Cristo entregou a grande comissão aos apóstolos reunidos formando o Seu corpo, e não aos apóstolos individualmente como homens separados da igreja.

Logo podemos afirmar que somente a igreja dos primogênitos recebeu a grande comissão. Qual igreja é essa? Será a igreja universal invisível? Será a reunião dos salvos de todas as gerações? Claro que não. A igreja dos primogênitos tem de ser uma igreja igual aquela composta pelos primeiros salvos que a ela foram membrados. Pensando assim encontramos uma boa resposta à nossa pergunta principal: quando olhamos para os apóstolos, eles foram os primeiros a serem colocados na igreja de Cristo. Ela teve inicio com eles.

Considera Marcos 3:13-14 !e subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar?, sendo este um fato revelado na Bíblia é justo que afirmarmos que os apóstolos foram ao membros desta igreja dos primogênitos !que estão escritos nos céus? Hb 12.23. Vejamos Apocalipse 21.14, !E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do cordeiro?. Com base no exposto concluímos que a igreja dos primogênitos foi composta pelos apóstolos. Uma reunião dos apóstolos era uma reunião da igreja dos primeiros. Logo Cristo falou à Sua igreja ali reunida, e não aos homens individualmente.

Deixemos o texto sagrado falar por si mesmo, !E eis que Eu estou convosco todos os dias, ate a consumação dos séculos? Mt 28.20. Nesta promessa Cristo não se dirige aos indivíduos separadas da igreja, mas sim á igreja. Ele não poderia estar com aqueles indivíduos fazendo a obra da pregação na terra, todos os dias ate a consumação dos séculos, por que aqueles indivíduos ali reunidos logo partiriam para estarem com Ele no céu, Fl 1.23. Este tipo de promessa exige algo permanente na terra, algo que permaneça ate a consumação dos séculos. 

A única coisa permanente ate a consumação dos séculos é a igreja, a qual o Senhor prometeu perpetuidade !e as portas do inferno não prevalecerão contra ela? Mt 16.18. Cristo falou à Sua igreja. Ela glorifica Deus em todas as gerações, !A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações? Ef 3.21. o texto Bíblico diz !A esse glória na igreja?. Não diz que são os homens ou as suas instituições tais como missões, comunhão, associação, convenções, etc. Ele não diz ministérios particulares e para-eclesiásticos. Estas instituições humanas não glorificam a Deus antes são instrumentos para a glorificação dos homens. Cristo estabeleceu a Sua igreja e ela tem glorificado a Deus em todas as gerações, graças à presença de Cristo com ela, sendo Ele mesmo a fonte de sua continuidade.


Com esse argumento provamos que desta instituição que Cristo organizou, !a igreja dos primogênitos?, e que Ele a comissionou, este modelo de igreja edificado por Cristo, tem sido o único meio autorizado por Deus para que a obra de edificação de novas congregações venha a acontecer de modo legitimo.


Autor: Pr Anízio Gomes

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Jeoseba - Um Coração Cheio de Coragem, Amor E Bondade


Por: Valdenira Nunes de Menezes Silva

"Mas Jeoseba... tomou a Joás... furtando-o dentre os filhos do rei..." (2Re 11:2)




A vida de Jeoseba, mulher de coração cheio de amor e bondade, estava ligada à vida de Atalia, mulher egoísta, cruel e obcecada pela necessidade de poder.

Vamos ver o que o Novo Dicionário da Bíblia diz sobre cada uma dessas mulheres:


Jeoseba Filha de Jorão ou Jeorão, irmã ou meia-irmã de Acazias. Salvou a vida de Joás (2Re 11:2) quando Atalia procurou eliminar toda a descendência real. Seu casamento com Joiada (2Re 22:11) é o único exemplo registrado de uma união entre uma princesa da casa real com um sumo-sacerdote.
2 Atalia Filha de Onri (2Re 8:26). Seu casamento com Jeorão, rei de judá, assinalou uma aliança entre os reinos israelitas do norte e do sul, implicando em superioridade para Israel. A morte de seu filho, Acazias, após reinado de um ano, às mãos de Jeú, na 'Revolução Profética' (2Re 8:25-10:36), revelou-a como mulher perversa (2Cr 24:7). A fim de conservar o poder de que desfrutava como rainha-mãe 'destruiu toda a descendência real' (2Re 11:1) e assim começou a reinar (cerca de 842 A.C.)...


Após este relato sobre as vidas destas duas mulheres, começamos a conhecer, um pouco, cada uma delas.
Podemos dizer que a princesa Jeoseba, mulher muito corajosa, fez o que era certo aos olhos do Senhor e, assim, salvou a vida de Joás que foi ascendente de Jesus. A Bíblia nos diz que ela percebendo que todos os filhos do seu irmão Acazias estavam sendo mortos por Atalia, mulher má e egoísta, decidiu esconder no templo, o filho mais novo dele.
Ai de nós se Jeoseba não tivesse tido a coragem de agir, livrando da morte aquele que foi ascendente de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Ai de nós se ela não tivesse tido a coragem de enfrentar a malvada Atalia, arriscando a sua própria vida!

Jeoseba era filha do rei, casada com o sumo-sacerdote e mulher de coração sensível ao Senhor. Deus a usou porque a conhecia e sabia que ela era bastante corajosa para tomar esta atitude - o modo como Deus queria que ela agisse... escondendo Joás por seis anos, antes que Atalia o assassinasse como fez com os outros netos. Agindo assim, ela preservou a linhagem de Judá de onde veio o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Na Bíblia, podemos encontrar várias mulheres que foram usadas por Deus e que, assim como Jeoseba, ouviram o chamado do Senhor apesar de arriscarem suas vidas. Elas venceram o mal fazendo o bem. Dentre tantas mulheres virtuosas e corajosas podemos citar duas:

1. A filha de Faraó - Ela foi contra as ordens de seu pai, o Faraó do Egito (que havia mandado matar todos os meninos, filhos de judeus, recém-nascidos), quando decidiu criar o bebezinho judeu, Moisés.
Você, irmã, arriscaria a sua vida por amor a Deus?
Você faria qualquer coisa que o Senhor colocasse diante de você, mesmo sabendo que poderia ser morta?
Você teria coragem de se tornar uma mártir por amor a Cristo, que morreu por mim e por você?
De uma coisa eu tenho certeza, se eu sou uma filha de Deus, que se esforça para sempre fazer a vontade dEle, então é Ele quem irá me transformar numa mulher corajosa, pronta para morrer por Ele.
2. Raabe - Ela ajudou os espias que Josué enviou para reconhecer a terra, mesmo sabendo que poderia ser morta.

No lugar de Raabe, você faria o mesmo?

Você teria a mesma coragem?

Você arriscaria a sua vida por amor a Cristo, que 

morreu por mim e por você?


Jeoseba não foi apenas uma mulher corajosa mas foi também muito sábia, pois o lugar onde ela escondeu o pequeno Joás foi o templo. Como Atalia era adoradora de Baal, ela jamais procuraria ou entraria no templo do Senhor.

Ao observar estes atributos de Jeoseba cheguei à seguinte conclusão: se eu quiser trabalhar e fazer grandes coisas para o meu Deus, tenho que ser uma mulher corajosa e ousada. Mas somente a Palavra de Deus é que poderá me fortalecer. 

E, neste meu desejo de transformar-me numa mulher que enfrentará tudo por amor a Ele, lembrei-me de Isaías 41:10 que diz: "Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça."

No livro "Momentos de Intimidade com Deus" há uma história da autoria de Rebekah Montgomery onde ela diz: "Desde aquela época, descobri que a Palavra de Deus diz 365 vezes 'não temas', uma vez para cada dia do ano. 

Meu desafio pessoal passou a ser a pergunta que faço diariamente: 

"O que faria para Deus hoje se não tivesse medo?" 


E finalizando ela ora assim: 

"Pai, ajude-me a caminhar de forma ousada pelos caminhos que o Senhor preparou para mim. Permita-me tornar o mundo um lugar melhor, pois aceito o 'não temas', como uma ordem e confio no Senhor o suficiente para agir em Seu nome. Ah Senhor, que meu desafio pessoal passe a ser a mesma pergunta que Rebekah faz diariamente: "O que faria para Deus hoje se não tivesse medo?"


Quando o rei de Judá faleceu, ficou no seu lugar o filho de Atalia, Acazias. O seu reinado, no entanto, durou pouco, pois Jeú, o carrasco de Jezabel, mãe de Atalia, o matou.
Com a morte de seu filho, Atalia ficou obcecada pelo poder e mandou matar todos os seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono.

Observando todos estes acontecimentos, parece que o mal venceu o bem. Realmente, por um pouco de tempo "o mal saiu vitorioso".

Há uma frase do filósofo inglês Edmund Burke onde ele diz: 

"Para que o mal triunfe, basta apenas 

que os homens de bem não façam nada." 


Isto, realmente, é verdade, pois se eu vejo que posso fazer algo para evitar o mal e não faço, então o mal sairá vitorioso. Como mulher de Deus devo fazer como Jeoseba que arriscou a própria vida a fim de que o mal não vencesse.

Jeoseba fez o que era certo aos olhos do Senhor 

mas, no seu coração, ela enfrentava dois 

tipos de sentimento:


1. Tristeza, por causa da morte de seus amados sobrinhos e...

2. Alegria, por ter conseguido salvar o filho mais novo do seu irmão, escondendo-o até que ele pudesse assumir o reinado por direito.
Atalia fez o que era mau aos olhos do Senhor mas, por um pouco de tempo conseguiu o seu objetivo. 
Ela também experimentou em seu coração dois tipos de sentimento:

1. Alegria, quando conseguiu o seu objetivo, tornando-se rainha de Judá, após matar seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono e...

2. Dor, ao ver o seu fracasso quando soube que havia ainda um neto vivo e que este era o verdadeiro rei.
Ninguém consegue vencer Deus. Ninguém pode mudar os planos de Deus. Mesmo nós, Seus filhos, jamais poderemos mudar os intentos do Senhor. Podemos orar e pedir a Ele e Ele como é um Deus onisciente nos dará o melhor.
Agora, cabe a nós, como filhas de Deus, decidir qual destas duas mulheres queremos seguir:

1. Posso querer ser como Atalia, conseguindo a todo custo a realização dos meus desejos, mesmo que tenha que passar por cima das pessoas, mesmo que tenha que pisoteá-las, derrubá-las e fazê-las sofrer.
Não interessa o que Deus pensa nem o que Ele quer! Eu quero ser "feliz" e farei tudo para conseguir o meu objetivo.
Irmã, esta é uma decisão louca e me faz lembrar de Provérbios 14:12 que diz: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."
Que vantagem terei, lutando contra Deus? Que alegria terá a minha alma, se caminho contra as correntezas somente para, por um pouco de tempo, ter "alegria"?
2. Posso querer ser como Jeoseba sendo corajosa, enfrentando mesmo a morte, a fim de que possa estar no centro do perfeito plano de Deus.

O que eu observo, hoje, no mundo, para que eu lute, corajosamente, contra ele?


O mundo ímpio quer acabar com a verdadeira adoração ao Senhor. Hoje em dia, vemos a igreja se conformando com o mundo e destruindo a verdadeira adoração que Deus espera dela. Testemunhamos, dentro da igreja, pessoas dançando, usando skates, cantando músicas do mundo ímpio (rock, por exemplo)... Não há diferença entre os shows de rock que o mundo oferece e os verdadeiros shows que a igreja apresenta em seus cultos que deveria ser de reverência e adoração. É triste, mas isto tem que ser dito de maneira corajosa e sem medo do que poderá cair sobre nossas cabeças. O que mais nos choca é que são os próprios "crentes" que vão se revoltar com tudo isto que estou dizendo, mas, infelizmente, esta é a pura realidade - a igreja está tomando a forma do mundo.
Sabe de uma coisa, irmã? Mesmo que todos fiquem contra mim, porque penso desta maneira, eu tenho Deus que está do meu lado. E... nesta batalha eu não estou só, porque sei que não está nos planos de Deus perdê-la. 

No fim de tudo, Ele sempre vence! Talvez, eu não veja ainda em vida, esta vitória, mas me alegro por ter sido participante dela.

Agora, veja como estes versículos são um bálsamo para as nossas almas:

"E graças a Deus que sempre nos faz triunfar em Cristo..." (2Co 2:14).

"Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá" (Pro 19:21).

Graças à coragem de Jeoseba, Joás tornou-se rei de Judá e reinou por quarenta anos. Ele foi um rei bom que andou nos caminhos do Senhor.
Que nós também possamos fazer grandes coisas para nosso Deus e que sejamos como o rei Joás - pessoas boas e que andam nos caminhos do Senhor.

Professora Valdenira e seu esposo Dr. Hélio de Menezes
______________________________________________________________

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

quarta-feira, 6 de maio de 2015



No último dia 1º de maio, as Igrejas Batistas Bíblicas Fundamentalistas Independentes realizaram, na cidade de Juazeiro do Norte, VI Encontro Nacional em Defesa da Sã Doutrina. O evento contou com a presença dos membros das referidas igrejas de Soledade - PB e de Campina Grande - PB, bem como das congregações de Juazeiro do Norte, além de convidados da própria cidade  e outros convidados especiais.



O objetivo deste encontro é o de reunir anualmente crentes batistas, fiéis à Sã 

Doutrina, e proclamar a defesa do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.



A seguir, confira alguns flashes do evento.