sexta-feira, 27 de maio de 2016

Grandes Vultos Batistas II

Daniel Merrill







Em 13 de maio de 1805, todos os membros de um grupo congregacional, 
pedem o batismo bíblico e é organizada em igreja Batista.

O Reverendo Daniel Merrill nasceu em 1765 em Rowley, Massachusetts. Confessou salvação na pessoa bendita de Cristo aos treze anos de idade e logo depois foi chamado por Deus para a obra do Ministério da Pregação, antes de atender ao seu chamado, ele lutou na guerra revolucionária de 1781 e 1783. Portanto aos dezesseis anos, ele pegou em armas e lutou bravamente em pro da liberdade da sua nação. Terminado a guerra Daniel imediatamente começou a preparar-se para o Ministério da Pregação. 


Assim sendo veio a colar grau na faculdade de Dartmouth em 1789. Vindo a proferir sua primeira mensagem pública em 1791 ele pregou sua primeira mensagem pública em Sedgwick, Maine, vindo a iniciar um avivamento, que teve continuidade por algum tempo. Nos dezoito meses seguintes a esse evento Daniel Merrill, tornou-se missionário itinerante viajando de localidade em localidade pregando a palavra de Deus. 


Sendo chamado para assumir o pastorado da Igreja recém formada em igreja congregacional em Sedgwick, assumindo o ministério deste grupo o fez desenvolver nos anos seguintes. A Igreja Congregacional em Sedgwick, Maine, durante os doze anos inicias do Ministério do Reverendo Daniel Merrill tornou-se uma das maiores igrejas da denominação no estado. 

No entanto, quando vários dos seus alunos ministeriais tornaram-se Batistas, o Rev. Daniel Merrill, determinado reanalisar a questão do batismo e escrever um livro sobre o assunto que iria proteger sua denominação contra essas perdas, e o mesmo volume seria inestimável para muitos na refutação, do que ele considerava uma heresia, ensinada pelos batistas. 

Passou mais de dois anos estudando profunda e radicalmente as Escrituras, chegando a conclusão de que a Bíblia não apoiava sua posição pessoal e de sua denominação em relação a prática do batismo por aspersão. O assunto veio à tona quando um grupo de crianças apresentaram-se para serem aspergidas e o pastor já não poderia de boa consciência realizar o rito. 

Durante vários meses, Daniel Merrill, passou por um processo continuo e agonizante em seu coração, por não suportar a carga de ser chamado de batista como declarou na sentença que segue, 

“não posso suportar a ideia de ser chamado de "Batista"

Em 28 de fevereiro de 1805, após uma série de sermões sobre o modo bíblico do batismo, a Congregação votou por unanimidade para pedir um Conselho de Ministros Batistas, para administrar a imersão do novo testamento, para constituir-lhes como uma Igreja Batista e para ordenar Daniel Merrill como seu pastor. 

Quase todos os membros foram batizados em 13 de maio de 1805, e dezenove restantes foram batizados no dia seguinte. Vindo assim a ser organizada em uma igreja batista. A Igreja continuou a crescer e permaneceu como uma das maiores igrejas em Maine por muitos anos. 

Durante esse tempo o pastor Daniel Merrill continuou a servir como um evangelista, ensinou muitos estudantes em sua casa e serviu na Assembleia Legislativa do estado de Massachusetts de 1812 a 1814. Em 1810, Daneil Merrill, juntamente com mais quatro irmãos, pediu autorização ao estado para iniciar uma instituição educacional, com o propósito de educar outros com uma doutrina Batista. Embora tenha havido oposição significativa por um tempo, a faculdade Waterville finalmente foi licenciada, em 1813. Hoje é conhecida como Faculdade de Colby.

A primeira esposa de Merrill morreu pouco depois de seu casamento e Daniel Merrill casou-se com Susanna Gale em 1794. Tiveram treze filhos, tornando-se dois deles pastores. Thomas Merrill foi um pastor batista pioneiro em Michigan e fundou a Faculdade de Kalamazo, Considerando que seu irmão, Moisés, foi para Nebraska como o primeiro missionário Batista em Nebraska. Daniel Merrill é listado como um patriota Filhos da Revolução Americana e está enterrado no cemitério Rural de Sedgwick. 


  • Adaptado a partir de várias fontes, inclusive: Wikipedia, site de eggmoggin Igreja Batista, e Dr. Dale R. Hart que adaptou de: Este dia na história Batista, vol. Eu: Cummins / Thompson /, PP. 195-196.

Tradução Willams Santos 
(Membro da Congregação Batista Bíblica Fundamentalista em Crato- CE)
Adaptação Anízio Gomes 
(Pastor da Igreja Batista Bíblica Fundamentalista em Soledade - PB)

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Grandes Vultos Batistas I

Joana Bocher


Joana d’Kent foi queimada na fogueira,

em 02 de maio de 1550, 

por causa de sua crença nas doutrinas batistas.


Joana Bocher, era uma senhora notável, pertencia a classe média alta da Inglaterra, conhecida também como Joana d’ Kent. Por causa de sua situação social, tinha livre curso ao palácio real, nos dias do Rei Henrique VIII e do Rei Eduardo VI. 

Joana foi membro ativa da Assembleia Anabatista em Kent. 

Apesar da origem dos Bocher não ser muito clara, é sabido que as famílias denominadas Bocher e Knell viveram na região ao redor de Romney Marsh. E que as mesmas estão, ligadas aos batistas e anabatistas em Kent. Dentre eles alguns imigrantes que tinham egressos das perseguições promovidas nos países baixos (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). 

Nos anos pós reforma protestantes nas décadas de 1530 e 1540. Eram militantes do movimento denominado “círculos da reforma" o qual pretendia a separação total da igreja do estado. Embora não haja provas escritas, existem tradições de longa data, ligando as famílias supras mencionadas à Igreja Batista Eythorne. 

Joana Bocher e com sua amiga Ana Askew dedicaram-se ao estudo e circulação da tradução de Tyndale, que tinha sido impressa em Colónia em 1534. Seu primeiro conflito com a igreja estatal veio depois que ela falou contra o sacramento do altar, esse foto fez com que a mesma fosse presa, e posteriormente liberada da prisão, por um ato de clemência comissionado por Thomas Cranmer e Christopher Nevinson. Esta clemência foi mantida contra Nevinson quando ele foi acusado em 1543 por envolvimento no Grupo dos prebendados (the Prebendaries' Plot ). 

Durante a sua vida, Joana Bocher desenvolveu, um grande interesse nas ideias anabatistas. Uma marco em sua fé, encontrasse na negação da existência tardia de Cristo. A mesma acreditava, na doutrina da pré-existência de Cristo, portanto negando assim a da ideia dEle ter sido apenas criado tardiamente na "encarnação" “dentro da mãe de Deus” - Virgem Maria.

Sendo presa, sob a acusação de heresia em 1548, sendo condenada em abril 1549. Depois seguiu-se um ano de prisão, durante o qual várias figuras religiosas conhecidas foram convocadas para tentar convencê-la a se retratar. Ela não negou a sua fé, permaneceu aos princípios de sua consciência e doutrina. 

Já que a persuasão religiosa não deu resultado, partiram para a aplicação de outros métodos, assim sendo, Joana Bocher, foi exposta a interrogatórios cruéis. Ela foi testada, interrogada e ameaçada, insistentemente, tais ações se mostraram inúteis, ela não moveu-se de sua fé permaneceu firme e fiel as doutrinas de sua fé batista. Toda essa operação frívola foi uma tentativa fraudulenta das autoridades. 

Joana Bocher não era uma mulher qualquer, de cabeça vazia, como esperavam, era uma mulher crente cheia de fé e do Espirito de Deus, não era uma mente vazia como pensavam os seus algozes, eles não receberam nenhuma honra para si próprios em passarem dezoito meses do seu tempo, tentando provar heresia da parte dela. 

Em uma outra tentativa Joana Bocher, foi mantida por duas semanas na residência Lord Richie, onde os bispos Cranmer e Ridley da Igreja da Inglaterra e tentaram dissuadi-la de suas convicções Batista, foi só mais uma tentativa frustrada. Por sua vez os magistrados lhe outorgaram titulações humilhantes, contrários aos exigidos por sua posição social de uma “Ledy”, seja por grau de parentesco e riqueza de caráter. 

John Foxe, autor de “O Livro dos Mártires”, aproximou-se do capelão real John Rogers , intercedendo para livra-la da condenação, Porem John Rogers, recusou o pedido de clemencia, tecendo o seguinte comentário “queimá-la seria uma pena bastante leve por um crime tão grave como o de heresia”. Jonh Rogers foi posteriormente queimado durante as perseguições marianas.





Joana Bocher foi executada e sofreu entre as chamas em 02 de maio de 1550. Para a desgraça eterna de todos os envolvidos. Enquanto queimava nas chamas sofria, escárnios do Bispo Score, que esforçava-se em difamá-la sob o pretexto de exortação piedosa. Entretanto, no ultimo momento de vida, Joana Bocher prestou um grande serviço a ele, serviço esse que a muito era necessário, e que jamais havia sido feito, e que jamais será esquecido. Sua mensagem final é eterna e obviamente imortal, já os escárnios do bispo Score há muito que foi esquecido. 

Antes de sua alma subir ao céu Joana Bocher, de dentro das chamas, respondeu ao seu escarnecedor: 

"VOCÊ MENTE COMO UM LADINO. 
VÁ LER AS ESCRITURAS ". 

Maravilhosas suas ultimas palavras “vá ler as escrituras” que bendita mensagem.


Tradução Willams Santos 
(Membro da Congregação Batista Bíblica Fundamentalista em Crato- CE)
Adaptação Anízio Gomes 
(Pastor da Igreja Batista Bíblica Fundamentalista em Soledade - PB)

https://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Bocher
https://www.facebook.com/valleybible.baptistchurch.7/posts/1141565272557113

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Porque É Indispensável Tolerância Nenhuma (0, Zero) Com Alterações Na Palavra de Deus?

Porque É Indispensável Tolerância Nenhuma 

(0, Zero) 

Com Alterações Na Palavra de Deus?

(traduções fidelíssimas do Texto Massorético em hebraico e do Textus Receptus em grego)


Dizem que as primeiras moedas fabricadas no mundo o foram por um antiquíssimo rei e eram de ouro 100% purificado, eram apenas discos (círculos) grandes e grossos e pesados, lisos, sem nenhuma marca, mas com um exatíssimo peso de 10 gramas. 

Algum tempo depois, o mais espertinho homem do país concebeu um plano de "o roubo perfeito":

A cada dia ele derretia 1000 moedas (10kg), retirava 10% (1000g) do ouro liquefeito, adicionada este mesmo peso na forma de chumbo, refazia as moedas com a liga adulterada, com mesmo peso e dimensões, ninguém notava nada, e assim ele fez durante um ano, até ficar com 10% de todo ouro do pais, sem ninguém notar nada. Um ano ele já tinha adulterado em 10% todas as moedas do país, então ele repetiu todo processo adulterando mais 10% de cada moeda. 

Um ano depois, fez a mesma coisa. E assim por diante, até que percebeu que, se continuasse a fazer isso, as moedas ficariam moles e começariam as ser dobrar sob pressão, e todos notariam.

Então ele começou a, a cada dia, raspar 1mm ao redor do círculo de 1000 moedas, ficando ele com muito ouro raspado, e ninguém notou nada. Um ano depois, já tinha raspado todas as moedas, sem ninguém notar, e resolveu repetir o processo, raspando mais 1mm nas bordas das moedas. E assim por diante, até que percebeu que, se continuasse a fazer isso, as moedas ficariam tão pequenas que todos notariam.



A seguir, ele repetiu tudo, mas, agora, raspando 1 décimo de milímetro em cada face das moedas, até que percebeu que, se continuasse a fazer isso, as moedas ficariam tão fininhas que todos notariam. 

Parou, muito rico. 

Pouco antes de morrer, aos 100 anos de idade, ele ensinou a um bisneto o que tinha feito. Este bisneto notou que ninguém mais se lembrava mais de como eram as moedas originais, então ele, aos poucos, repetiu todo o processo.

O resultado final foi que todas as moedas do país passaram a ser de chumbo, do tamanhinho de um botão de camisa, de apenas 0,1 grama, tão fininhas quanto papel.


Assim é a luta secular para preservarmos a Palavra de Deus: 


Se, a cada 5 anos, deixarmos "levemente" poluir "somente" 300 palavras da Bíblia, ao final de 1 século terão sido poluídas 6.000 palavras, ao final de 10 séculos 60.000 palavras, ao final de 20 séculos 120.000 palavras. 







Um exemplo muito simples, que me veio à mente em 1 segundo, podem haver outros muito melhores. Mt 1:25:

·         Depois do começo da IMPRESSÃO de Bíblias (1522) nos idiomas dos países, então, durante mais de 3 séculos, em Mt 1:25, TODAS * as Bíblias de TODOS *os crentes salvos (batistas e reformados) de TODAS * as igrejas locais de TODAS * as denominações de TODOS * os países alcançados {* sem nenhuma exceção} tinham apenas:


Mt 1:25 "E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." (Almeida 1681) 


"a conheceu" 


É tradução literal e é linda e poética linguagem bíblica que até mesmo todas as crianças de favelas e adultos não alfabetizados de lá, a quem tive o privilégio de pregar, facilmente entenderam com 2 ou 3 segundos de explicação, e incorporam, preferem e amam este lindo eufemismo, pelo resto de suas vidas. 

"O primogênito"

Implica que Maria teve vários filhos, sendo Jesus o primeiro deles.

·         Em 1955/1956 começou a se infiltrar nos nossos meios a ARA (Almeida Revista e Atualizada:


Mt 1:25 "e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.


Desapareceu "o primogênito", que implicaria que Maria teve vários filhos, sendo Jesus o primeiro deles. Os católicos devem ter gostado dessa "variante".

·         - Na década de 2000 vi uma tradução que mudou para:


Mt 1:25 "e não TEVE RELAÇÕES ... ."



Deixou de traduzir literalmente "a conheceu", que é linda e poética linguagem bíblica que até mesmo todas as crianças de favelas e adultos não alfabetizados de lá, a quem tive o privilégio de pregar, facilmente entenderam com 2 ou 3 segundos de explicação, e incorporam, preferem e amam este lindo eufemismo, pelo resto de suas vidas.






·         - Na atual década de 2010: Perdoem-me citar as muito irreverentes e chulas palavras do autor, mas vocês precisam ver onde vai parar este "escorrego tobogã", se alguém se permitir entrar e deslizar o primeiro centímetro nele:


A Bíblia Free Style tem:


Mat 1:24-25: moleque que se chamaria Jesus, além de nascer de uma virgem (pra não desmentir a profecia), também viria pra salvar o povo das cagadas deles. José, cabra macho e obediente, não TRANSOU com a dona Maria até que nascesse o menino que o ultrassom celestial havia prometido.


{ênfases minhas, claro} {sem comentários, engasguei de indignação. Você não?}




Temos que ter tolerância absolutamente nenhuma (0, zero) com nem mesmo meia alteração (o que inclui falta de literalidade) na Palavra de Deus feita a cada 10.000 séculos.


Dt 4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. 
ACF 2007



Ap 22:18-19  18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. 
ACF2007


Sl 11:3 Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? 
ACF2007





Hélio.
-- Atualmente membro da Igreja Batista Bíblica Fundamentalista em Soledade - PB




****

Hélio de Menezes Silva


"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? 
Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

(Mt 16:26 ACF)