segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Esposa Que Nenhum Marido Gostaria de Ter





“Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas. Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos. A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte”

 (Provérbios 7:25-27).


Como a mãe do rei Lemuel, que o orientou para se casar com a mulher dos sonhos de qualquer mãe, eu desejo também para meu filho que ele encontre uma esposa que tenha as mesmas características da mulher virtuosa a fim de que ele seja feliz e viva com aquela que o Senhor colocou em sua vida até que “a morte os separe”!


“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” 

(Provérbios 31:10).


Como mãe, eu tenho a obrigação de mostrar a meu filho o tipo de mulher que Deus irá aprovar e abençoar para que ele seja feliz. Ao orientá-lo, aprendo que eu mesma tenho que ter estes mesmo atributos da mulher virtuosa para fazer a felicidade do meu marido e ser um exemplo para meu filho.

 Então, como tem que ser esta mulher? Quais são as suas características?


  • Ela tem que ser uma mulher virtuosa cujo valor excede ao de rubis;
  • Tem que ser mulher valorosa em quem o marido pode confiar;
  • Tem que ter um bom coração; 
  • Tem que ser uma mulher trabalhadora que não mede esforços para ajudar seu marido e que não come o pão da preguiça;
  • Tem o dom de ajudar àqueles que são pobres e necessitados;
  • Tem a capacidade de ser atenta às necessidades do marido e dos filhos;
  • Tem o poder de falar com sabedoria trazendo alegria para seu marido e filhos;
  • Tem o privilégio de ser admirada pelos filhos que a chamam de bem-aventurada e seu marido a louva e a acha a mais excelente das mulheres;
  • Tem o temor do Senhor em sua vida.
A mulher que tem esses atributos é a que eu desejo para meu filho mas, assim como Sansão, muitos caem nos laços ou armadilhas da mulher estranha que usa “palavras muito suaves e [persuadem] com as lisonjas dos seus lábios” (Provérbios 7:21). 

É, exatamente, essa a esposa que nenhum homem gostaria de ter.



Há na Bíblia, várias mulheres que possuíam características que não agradavam a Deus e que não devem ser abraçadas pelo homem que está procurando uma esposa que ...

  1.  Agrade ao Senhor;
  2.  Irá ser a mulher de toda a sua vida.
Dentre as mulheres más que a Palavra de Deus nos apresenta, vamos destacar apenas duas... 

Dalila e Jezabel

                                   
Dalila – A Que Traiu A Confiança Do Seu Esposo Por Dinheiro.

Dalila atraiu Sansão com a sua beleza, charme e, provavelmente, com palavras lisonjeiras.
Sansão era um homem de Deus, escolhido para ser juiz em Israel, filho de pais israelitas. Ele tinha grande força física mas era, moralmente, muito fraco. 
Não resistiu à beleza de Dalila, uma mulher ímpia que não tinha o Senhor em sua vida.
Assim como Judas que traiu Jesus para receber 30 peças de prata, Dalila traiu Sansão por causa da sua ambição por 1.100 peças de prata.
Que lição, então, posso aprender desta triste história e transmitir para meu filho para que ele possa se prevenir e se livrar das mãos de uma mulher interesseira, malvada e que leva o casamento para “as câmaras da morte”? Ele tem que saber que, no amor, no casamento, beleza não é a parte mais importante. Palavras lisonjeiras não vão dar a ele a felicidade que toda a pessoa precisa. 
O exterior de uma mulher não deve estar em primeiro lugar na vida dele, pois em 1Pedro 3:3-4 o próprio Deus diz... 

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.


Mãe, não oriente nem aconselhe seu filho, somente, agora quando ele é já um jovem, pois, assim como Sansão, ele não irá ouvi-la. Comece cedo quando ele ainda é criança. Oriente, ensine e mostre a ele qual é a vontade de Deus em sua vida. Agindo assim, ele vai aprender a não cair nas armadilhas de uma mulher má. Além disso, ele vai estar preparado para, no futuro, saber escolher a esposa que está nos planos de Deus para a sua vida. Junto com seu filho, você pode decorar 2Coríntios 6:14...

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

Que o Senhor lhe dê sabedoria para ensinar os Seus caminhos a seu filho e que ele tenha uma vida dedicada a Deus com discernimento para fazer uma escolha certa dentro dos padrões bíblicos.
Dalila é o tipo de mulher que nenhum homem gostaria de ter como esposa.

Jezabel – A Rainha Perversa Que Casou Com Acabe, Rei De Israel
A Bíblia não relata em que tipo de armadilha caiu o rei Acabe para se apaixonar e se casar com esta mulher que amava outros deuses e cuja maldade fazia parte da sua vida.
Como uma filha de Deus que deseja orientar seu filho na escolha de uma esposa que vai fazê-lo feliz, devo me lembrar das ordens de Deus que Ele deixou em Sua Palavra através do seu servo Moisés...


Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso que visita a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam”

 (Êxodo 20:3-5).


Ah, irmã, como filhas de Deus devemos educar os nossos filhos da mesma maneira que a Bíblia nos ensina, ou seja, “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Conhecendo, desde criança, a Palavra de Deus, é mais fácil ele saber como se desviar dessa mulher que não vai lhe dar alegria mas, somente, tristeza.
Jezabel era uma mulher autoritária e má. A intenção do seu coração era matar todos aqueles que adoravam ao Senhor Deus de Israel. O seu deus era Baal. No culto a esse deus, era costume eles queimarem criancinhas como sacrifício. Era um ritual cheio de perversidade.
A influência dessa mulher na vida do rei Acabe era tanta que ele, que fazia parte do povo judeu – povo escolhido por Deus – chegou a adorar a deuses e até mesmo a fazer ídolos. 

Ele fez “... o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele...” (1Reis 16:30).

Na verdade, quem reinava e aterrorizava todo o povo não era o rei Acabe mas Jezabel. Ela chegou mesmo a aterrorizar Elias, o profeta de Deus e a ameaçá-lo com estas palavras... 

“Assim me faça os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles” (1Reis 19:2).


Ela ameaçou matar o profeta de Deus mas sabemos que 

Se Deus é por nós, quem será contra nós?” 
(Romanos 8:31). 


Só o Senhor foi Quem pode livrar Elias das mãos dessa mulher má e autoritária.
Mãe, oriente seu filho para não cair nas garras de uma mulher como essa. Que você e ele possam ver na Palavra de Deus que 

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” 
(Mateus 7:16-18).

Baseados nestes versículos do livro de Mateus e comparando-os com a vida de Jezabel, podemos ver a concretização do que diz a Palavra de Deus, pois...

“Seu próprio pai fora um assassino. Seu filho mais velho foi um adorador devoto de Baal. Sua filha foi uma assassina. Seu segundo filho foi tão corrupto quanto ela. Sua família continuou com perversidade pelo menos até a terceira geração. Jezabel e seus filhos foram frutos de uma árvore corrupta” (Eunice Faith Priddy).



Qual o homem, em sua sã consciência, que gostaria de ter Jezabel como sua esposa? 
Nenhum, não é mesmo?

Existem muitas Jezabéis espalhadas por este mundo. Cuidado, mãe! Não deixe seu filho cair nas garras de uma mulher assim. Procure semear na sua vida e na vida do seu filho uma boa semente para, lá adiante, você e ele colherem bons frutos.
Ore muito, irmã, para que esta mulher, que nenhum homem gostaria de ter como esposa, não reine na casa do seu filho e dos seus netos.
Que o Senhor o livre de influências do inimigo de nossas almas e dê a ele sabedoria para saber escolher a esposa que Ele (Deus), já de antemão, escolheu para ele.
Que sua oração como mãe possa ser...

Senhor, eduquei o meu filho em Teus caminhos. Eduquei da maneira que Tu me ensinaste na Tua Palavra. Agora, Senhor, eu o entrego em Tuas mãos a fim de que o Teu perfeito plano que preparaste para a vida dele se torne real em sua vida.
Oh, Senhor! Eu amo meu filho com aquele amor que Tu me ensinaste!
Afasta dele essa mulher que nenhum homem gostaria de ter como esposa.
Coloca, Pai, diante dele, aquela que Tu já escolheste para Teu filho.
Humildemente, te peço, Senhor, tudo isso no nome de Jesus! Amém!



Por: Valdenira Nunes de Menezes Silva




A Verdadeira Adoração



Estudo aplicado domingo dia 28 de dezembro na Igreja Batista Bíblica Fundamentalista de Esperança-PB


O Que Significa a Palavra "Adoração"?

O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. 
O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar (Dicionário Aurélio Eletrônico).

VERSÍCULO: 


“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Salmos 50:15).

LEITURA BÍBLICA: 

João 4:20-24.

Em tempos que o MUNDO festejou o “espírito de natal” devemos parar, e refletir qual deve ser a adoração verdadeira para glorificar o Nosso Senhor, afinal de contas, até os céus declaram a glória de Deus (Salmos 19:1).

QUEM SÃO OS VERDADEIROS ADORADORES


Aqueles que nasceram do Espírito de Deus (João 3:5), que foram resgatados da morte eterna, pois, nascemos condenados (João 5:24), são os únicos autorizados a prestarem a verdadeira adoração. A Bíblia nos ensina a apresentar nosso corpo em sacrifício vivo a Deus, fazendo isso experimentamos a perfeita vontade do Nosso Senhor (Romanos 12:1-2).

A NATUREZA DA VERDADEIRA ADORAÇÃO


A verdadeira adoração é centralizada em Deus (João 4:23). Não é centralizada em sentimentos e emoções e surge a partir de um contínuo andar com Deus. Um homem que dificilmente pensa em Deus durante seis dias da semana, não está apto a adorá-lo corretamente no sétimo dia. Quando estamos afastados de Deus perdemos a comunhão e com isso deixamos de praticar a verdade, porém, quando estamos na luz temos comunhão (I João 1:6-7).
Para adorar corretamente devemos sempre atentar para a grandeza de Deus e para a nossa pequenez, o profeta Isaías temeu diante da presença do Senhor dos Exércitos (Isaías 6:5), João, caiu por terra como se morto estivera quando viu Deus (Apocalipse 1:17). A humildade e o norte da verdadeira adoração (I Pedro 5:6). Toda adoração deve ser feita com humildade e nunca através da doutrina da confissão positiva (que é doutrina do demônio –I Timóteo 4:1), onde o homem interpretam mal alguns versículos bíblicos, para induzirem as pessoas a crerem que podem determinar os acontecimentos de suas vidas (é comum termos como: eu determino; eu declaro entre outros), essa invenção é totalmente contrária aos princípios bíblicos, pois, até o próprio Jesus, usou de humildade quando pediu ao pai para afastar o sofrimento (Lucas 22:42). A confiança dos crentes verdadeiros está em Deus, unicamente Nele (I João 5:14-15).

TIPOS DE ADORAÇÕES FALSAS

  1. Adoração sem santidade: os falsos adoradores aparentam serem possuidores de piedade, porém negam a sua eficácia (II Tim. 3:5). Esses não são conhecedores da verdadeira obra do Espírito Santo (II Tim. 3:7).
  2. Adoração apenas com os lábios: aos olhos dos homens algumas pessoas demonstram serem verdadeiros adoradores de Deus, porém, seus corações seguem o pecado (Isaías 29:13; Mateus 6:7), a estes o Senhor dirá que nunca os conheceu (Mat. 7:21-23).
  3. Adoração com ignorância da verdade de Cristo: a falta do conhecimento verdadeiro em Cristo, também torna a adoração falsa. O Apóstolo Paulo notou também a existência de adoração com ignorância entre outros povos. Em Atenas, capital da mitologia, não faltava adoração. A adoração dos Atenienses tinha forma, deidades, sacrifícios, tradição, lógica e antiguidade. Todavia, pela inspiração do Espírito Santo, tudo isso não era uma adoração, mas uma superstição (Atos 17:22,23) por ser dirigida "AO Deus DESCONHECIDO". Foi uma adoração falsa e supersticiosa por ser falha com a verdade da pessoa e obra de Cristo.
  4. Adoração com intenção pura: muitos têm zelo por Deus, mas não tem entendimento, pois buscam estabelecer a sua justiça é não a de Deus (Romanos 10:1-3).
  5.  Adoração e imagem e esculturas: A Nova Aliança, a de Jesus, é espiritual. Os verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade (João 4.24). Isto dispensa a existência de qualquer imagem, escultura ou "veneração". Adoramos a Deus, o Único, o Senhor, o Salvador. Não é somente o judeu que tinha ordem expressa de não se ajoelhar diante de ídolos ou imagens. Também o cristão, porque( Êxodo 20:3-5 )não foi revogado pela nova aliança. Confira em (Mateus 5:17). Não existe na bíblia, nenhum tipo de referência para adoramos imagem pelo contrário, demos nos guardar dos ídolos (I João 5:21).

CONCLUSÃO


A obediência espiritual a Palavra de Deus é sem dúvida o fundamento da adoração verdadeira (Lucas 6:46). O próprio Cristo, afirma que se o amamos temos sermos obedientes (João 14:15).
 Sendo que esta obediência e vista em nós no nosso dia a dia, na nossa vida (Mateus 5:16).

“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos”

(Salmo 63:3-4).


Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida-ACF
A Natureza da Verdadeira Adoração (Autor: Geoffrey Thomas) estudo completo no endereço: http://solascriptura-tt.org/…/ANaturezaDaVerdadeiraAdoracao…
A ADORAÇÃO VERDADEIRA (Pastor Calvin Gardner) estudo completo no endereço: http://www.palavraprudente.com.br/…/c…/miscelania/cap01.html



Autor: Ir. Walter Costa
Esperança-PB, 28 de dezembro de 2014.
A Natureza da Verdadeira Adoração
"Podemos muito bem dizer que adoramos a Deus, 
ainda que não sejamos perfeitos. Porém, 
não podemos dizer que O adoramos, se nos falta sinceridade". 
Stephen Charnoc
 SOLASCRIPTURA-TT.ORG




segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Casamento aos Olhos de Deus

Estudo aplicado domingo dia 21 de dezembro de 2014 na Igreja Batista Bíblica Fundamentalista de 

Esperança-PB.




O CASAMENTO AOS OLHOS DE DEUS


Significado de Casamento (Dicionário Aurélio On-line)

  1. Ato ou efeito de casar.
  2. Contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais.

Versículo: 


“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2:24).



Leitura Bíblica: (Efésios 5:22-33).


O casamento é uma obra literal de Deus, não é uma invenção humana para que possamos destruí-lo através do nosso egoísmo;

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem (Mateus 19.6).



A lei do homem pode ate permitir a separação, porém a divina, só permitira após a morte de um dos cônjuges;

NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. (Romanos 7:1-3)



O homem que é a cabeça da mulher;

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (I Coríntios 11:3)



FUNDAMENTOS DO CASAMENTO




COMPREENSÃO 


Sendo a mulher o vaso mais fraco do casamento, deve o marido compreendê-la, ama-la e honra-la;

   Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com
entendimento, dando honra à mulher, como vaso
mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da
graça da vida; para que não sejam impedidas as
vossas orações. 
(I Pedro 3:7)




Devemos sempre nos colocar no lugar dela, para melhor entende-la, nosso amor não deve ser apenas em palavras, mas sim, em obras e em verdade;


Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade.
(I João 3:18)

 Procure ser um bom ouvinte, mas não use do silêncio para representar ao cônjuge uma resposta negativa ou frustrá-lo ao hesitar responder 

Com toda a humildade e mansidão, com 
longanimidade, suportando-vos uns aos outros em
AMOR. 
(Efésios 4:2,3)


Temos que evitar frases que não edificam e que atiçam o conflito tipo: 

“você sempre...”  “todas vezes ...”. 




Nossa língua é uma espada e às vezes faz um corte profundo em alguém que amamos 

Há alguns que falam como que espada penetrante, 
mas a língua dos sábios é saúde.
(Provérbio 12:18).


CARINHO





Esta, talvez seja a mais importante virtude no relacionamento conjugal, que nunca deve deixar de existir em um casamento. De vez em quando é bom relembrar os tempos de namoro, quando falamos palavras de carinho para nossas namoradas, então, porque não continua com esta atitude depois de casados. O carinho deve ser crescente no casamento;


Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. 
 Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, 
vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, 
desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, 
desde os montes dos leopardos.
Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; 
enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, 
com um colar do teu pescoço.
 Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! 
Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! 
E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!
(Cantares 4:7-10).



Infelizmente, o que vemos, é totalmente ao contrário. Vejamos, por exemplo, no início, um chamava o outro: - Meu amor! Passados alguns anos... – Meu velho! Antes era: Minha linda! Hoje: - Oh, mulher! Dona encrenca! Alegremo-nos com a mulher da nossa juventude;



Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
(Provérbios 5:18).



ATENÇÃO:


Nos dias atuais os casais, vivem em constante inquietação profissional, trabalham cada dia mais, quando chegam em casa estão esgotados físico e emocionalmente (literalmente com os nervos a flor da pele), diante disso, esquecem de algo simples: Dá a devida atenção um a outro. Em nossos trabalhos sorrimos, somos cordiais com todos, compreendemos, escutamos pacientemente os de fora, porém, no momento mais precioso do dia, ao chegar em casa e encontrar o cônjuge não damos a merecida atenção um a outro. Entendemos a todos menos a pessoa que amamos e que deveria ser a mais importante de nossas vidas 



O marido pague à mulher a devida benevolência, 
e da mesma sorte a mulher ao marido.
(I Coríntios 7:3)



O tom de voz errado tem sido o grande vilão para os atritos da vida conjugal 

E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, 
que é o vínculo da perfeição.
(Colossenses 3:14).



VIDA SEXUAL





 Apesar dos paradigmas religiosos, a vida sexual entre homem e mulher devidamente casados dentro dos princípios bíblicos;


 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; 
porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
(Hebreus 13:4)



Nunca foi e nem nunca será pecado. Foi prevista por Deus (Genesis 1:27-28). Deus valoriza a união sexual entre marido e mulher (Deuteronômio 24:5). Ele nos criou sexuais não somente para a procriação, mas também para o prazer sexual do casal ( Eclesiastes 9:9). Criatividade, assim como a tomada de atitude dos cônjuges em relação à própria sexualidade, também se constitui no alicerce para o êxtase do prazer sexual (Cantares 2:3-4 e 16). 
Somos dois em uma só carne, não temos poder sobre nosso corpo e por este motivo não devemos nos privar um ao outro (I Coríntios 7:4-5).


AMOR 



O amor bíblico é bem diferente do amor do mundo. O marido tem que amar a esposa com um amor não fingido, sacrificial, não se irritando com ela;


Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
(Colossenses 3:19)


Tendo como exemplo Cristo que se entregou pela igreja;


Vós, maridos, amai vossas mulheres,
 como também Cristo amou a igreja, 
e a si mesmo se entregou por ela,
(Efésios 5:25)

Do mesmo modo as esposas devem amar os maridos, sendo sujeitas a ele 


Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, 
como convém no Senhor.
(Colossenses 3:18)


No momento em amamos verdadeiramente nossas esposas estaremos fazendo um enorme bem a nós mesmos 


Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, 
como a seus próprios corpos. 
Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
(Efésiso 5:28)


E com isso fortalecemos a união no casamento. Afinal de contas, que encontra uma boa esposa alcança a benevolência do Senhor.








CONCLUSÃO





Para que o casamento seja conforme a Bíblia nos ensina devemos ter em mente a seguinte ordem hierarquia: 


DEUS- CRISTO- ESPOSO- ESPOSA-FILHOS

Qualquer inversão nesta ordem torna o matrimônio contrário a vontade de Deus.


  1. A liderança do casal esta sob a liderança de Cristo (1 Coríntios 11.1-3).
  2. O Marido é a cabeça (O LÍDER) do casal e do lar (Efésio 5.22-23).
  3. A Mulher é a vice-líder, a ajudadora idônea (Gênesis 2.18).
  4. Os filhos devem obedecer aos pais (Efésios 6:1).
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?”


(Provérbios 5:18-20).




Esperança-PB, 21 de dezembro de 2014.





Ir. Walter Costa
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF
77 DECISÕES IMPORTANTES PARA O SEU CASAMENTO, À LUZ DA BÍBLIA (Jaime Kemp, E Pr. Abraão da Silva) Estudo complete no Link:http://solascripturatt.org/…/77DecisoesImportantesCasamento…